Biologia e Geologia

É uma estrutura que delimita as células, estabelece uma fronteira entre o meio intracelular e o meio extracelular. Possui uma grande importância no controlo das substâncias que se movimentam do interior para o exterior da célula e vice-versa.

A este modelo a cima apresentado, dá-se o nome de modelo de mosaico fluido, devido ao facto de admitir que a membrana não é uma estrutura rígida e por existirem movimentos das moléculas que a constituem. 
Read More …

Biomoléculas:
são compostos químicos sintetizados por seres vivos e que fazem parte da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São formadas a partir de bioelementos que, quanto à sua abundância, podem ser primários (C, H, O, N, P e S) ou secundários (Mg, Ca, Na, K, Cl, Fe, Mn, F, Co, Si, Cr, Zn, Li, I, V, B e Mo).

 

Ácidos nucleicos:

são considerados como as biomoléculas mais importantes do controlo celular. São responsáveis tanto pelas características hereditárias de um indivíduo, como por outros mecanismos biológicos, como a síntese proteica. Desta forma, podemos distinguir: o ADN (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (Ácido ribonucleico).


Glícidos:

são compostos ternários de C, O e H. Podem ser, também, designados de hidratos de carbono devido à sua estrutura base ser uma cadeia de átomos de carbono que se encontram ligados a átomos de oxigénio e hidrogénio na mesma proporção existente na molécula de água (ou seja, dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio para cada átomo de carbono).


Prótidos:

são compostos quaternários orgânicos, constituídos por carbono (C), hidrogénio (H), oxigénio (O) e azoto (N), por vezes associados a outros elementos químicos, como, por exemplo, o enxofre (S), o fósforo (P), o magnésio (Mg) e o ferro (Fe). Os prótidos podem ser classificados, segundo o grau de complexidade, em aminoácidos, péptidos e proteínas.


 

Lípidos:

são biomoléculas compostas por carbono (C), hidrogénio (H) e oxigénio (O), fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona.


Read More …

A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (constituídos por uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.

Teoria Celular:

  • a célula é a unidade básica de estrutura e função dos seres vivos;
  • todas as células provêm de células preexistentes;
  • a célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.

Tipos de Células:



Procarióticas

  • Não possui um núcleo verdadeiro ou seja, não possui membrana nuclear. A área ocupada pelo material nuclear é designada por nucleoide;
  • Baixa compartimentação celular, ou seja, reduzido numero de organitos celulares;
  • Baixa complexidade;
  • Possui apenas uma molécula de DNA (1 cromossoma)
  • Reduzida dimensão.

Eucarióticas

  • Verdadeiro núcleo, o material núcleo encontra-se envolvido por uma membrana nuclear;
  • Elevada compartimentação celular;
  • Elevada complexidade;
  • Duas ou mais moléculas de DNA;
  • Na generalidade são células com maiores dimensões que as células procarióticas.

Eucariótica Animal



A célula animal (como toda a célula eucariótica) é delimitada pela membrana plasmática e possui ribossomas, citoplasma, mitocôndrias, núcleo, etc. Mas ao contrario da célula eucariótica vegetal, esta não possui vacúolos de grandes dimensões, parede celular e cloroplastos.




 Eucariótica Vegetal



A célula vegetal é semelhante a célula animal mas contém algumas peculiaridades como, parede celular , vacúolos e cloroplastos.



Componentes das Células e as suas Funções

 



Read More …

Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, num ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, diminuindo ao longo da cadeia alimentar (perde-se na forma de calor), não sendo reaproveitável. A energia tem portanto um percurso acíclico.

Importância Biológica de cada nível trófico:

Produtores: organismos que transformam a energia solar ou a energia de composto inorgânicos em energia química contida em compostos orgânicos. (ex. organismos fotossintéticos - plantas - e organismos quimiossintéticos - bactérias)

Macro consumidores: Ingerem direta ou indiretamente a matéria orgânica produzida pelos produtores e libertam CO2 para a atmosfera.

Micro consumidores: Decompõem a matéria orgânica proveniente dos vários níveis tróficos em matéria inorgânica. São por isso responsáveis pela reposição da matéria no ambiente.
Read More …

A base da vida é a célula, que por sua vez é constituída por organitos celulares compostos por átomos. Uma única célula pode formar um ser vivo - seres unicelulares. E um conjunto de células pode formar seres pluricelulares. Um grupo de células com funções e características semelhantes formam um tecido. Os tecidos agrupam-se formando órgãos que por sua vez agrupam-se e formam sistemas de órgãos.  O conjunto de sistemas de órgãos em cooperação forma um organismo. O conjunto de indivíduos de uma espécie - seres com características muito semelhantes e com capacidade de se reproduzirem - que habitam numa determinada região e num determinado período de tempo constitui uma população. O conjunto de populações diferentes que coexistem numa determinada região e que interactuam ente si constituem uma comunidade biótica ou biocenose. As relações entre a biocenose e o ambiente formam os ecossistemas. Finalmente, o conjunto de todos os ecossistemas da Terra constitui a biosfera.
Read More …

Tema/Teoria: Célula - unidade de estrutura e de função.

Resumo:  A célula é a unidade básica da vida e também a unidade funcional dos seres vivos. Existem dois tipos de células: as células eucarióticas e as células procarióticas. As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo facto de possuírem o seu material genético organizado num compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática. É frequente dividir as células eucarióticas em duas categorias: as células animais e as células vegetais.
De modo a conhecer a constituição da célula eucariótica vegetal ao MOC, possibilitar a identificação de diferentes estruturas celulares da célula vegetal e verificar que os diferentes corantes atuam de modo diferente sobre as estruturas celulares, realizámos três preparações temporárias onde utilizámos o azul metileno e o vermelho neutro com a técnica de imersão e a água iodada com a técnica de irrigação.

Palavras-chave: Microscópio Ótico Composto (MOC)Célula; Célula vegetal; Azul metileno; Vermelho neutro; Água iodada; Núcleo; Nucléolo; Citoplasma; Parede celular

Observações:


Discussão de Resultados:

É possível determinar que a célula observada ao microscópio é uma célula vegetal pois é-nos reconhecível uma estrutura que é única nas células vegetais e, por isso, não existe nas células animais que é denominada de parede celular.
Para a observação das células vegetais da epiderme da face côncava do bolbo da cebola (cujo nome cientifico é Allium cepa)  foram utilizadas 3 preparações temporárias.As preparações temporárias são aquelas cuja duração é curta e que permitem a observação de células no seu meio natural de vida, que pode ser: água salgada, soro fisiológico, água doce ou plasma sanguíneo. A sua curta duração explica-se pela possibilidade da ocorrência de evaporação do meio aquoso, acompanhada por decomposição e autólise da célula.
A constituição das preparações temporárias é a seguinte:

  • Lâmina de vidro, onde é colocado o objeto para posterior observação;
  • Lamela de vidro, de espessura mais fina comparativamente à lâmina, que é colocada sobre o objeto a observar;
  • Meio de montagem: líquido (incolor ou não) que é colocado entra a lamela e a lâmina e onde o qual deve estar imerso o material;
  • Objeto, que é o material biológico a ser observado. 
 Na face côncava da cebola existe a epiderme, ou seja uma película fina, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. A observação da epiderme permitiu a perceção de distintos componentes celulares:
  • Núcleo:  contém o material genético da célula;
  • Nucléolo: controlam processos básicos das células, coordenam o sistema reprodutor e organizam os ribossomas;
  • Parede celular: tem como função a proteção da célula e é uma estrutura de suporte;
  • Citoplasma: estrutura onde se encontram variadas estruturas, como cloroplastos e vacúolo central.
 De modo a evidenciar células ou parte de células enquanto estas se mantêm vivas, utilizámos a coloração vital que consiste em mergulhar a célula numa substância denominada de corante, capaz de tingir uma ou mais partes celulares. O mesmo corante pode ser vital ou não dependendo da concentração em que se encontra. O azul metileno destaca o núcleo da célula, já o vermelho neutro oferece destaque às paredes celulares e vacúolos, por exemplo. Posto isto, foram realizadas duas preparações por imersão e uma por irrigação.
  1. Técnica de coloração por imersão: o material biológico fica imerso durante alguns minutos no corante seleccionado.














     2. Técnica de coloração por irrigação: substitui-se o meio de montagem de uma preparação já efectuado por outro, que neste caso é o corante.

















Read More …