Biologia e Geologia

Tema/Teoria: Célula - unidade de estrutura e de função.

Resumo:  A célula é a unidade básica da vida e também a unidade funcional dos seres vivos. Existem dois tipos de células: as células eucarióticas e as células procarióticas. As células eucarióticas são organismos muito mais complexos do que as células procarióticas e distinguem-se destas pelo facto de possuírem o seu material genético organizado num compartimento, o núcleo, que se encontra separado do resto da célula por uma membrana plasmática. É frequente dividir as células eucarióticas em duas categorias: as células animais e as células vegetais.
De modo a conhecer a constituição da célula eucariótica vegetal ao MOC, possibilitar a identificação de diferentes estruturas celulares da célula vegetal e verificar que os diferentes corantes atuam de modo diferente sobre as estruturas celulares, realizámos três preparações temporárias onde utilizámos o azul metileno e o vermelho neutro com a técnica de imersão e a água iodada com a técnica de irrigação.

Palavras-chave: Microscópio Ótico Composto (MOC)Célula; Célula vegetal; Azul metileno; Vermelho neutro; Água iodada; Núcleo; Nucléolo; Citoplasma; Parede celular

Observações:



Discussão de Resultados:

É possível determinar que a célula observada ao microscópio é uma célula vegetal pois é-nos reconhecível uma estrutura que é única nas células vegetais e, por isso, não existe nas células animais que é denominada de parede celular.
Para a observação das células vegetais da epiderme da face côncava do bolbo da cebola (cujo nome cientifico é Allium cepa)  foram utilizadas 3 preparações temporárias.As preparações temporárias são aquelas cuja duração é curta e que permitem a observação de células no seu meio natural de vida, que pode ser: água salgada, soro fisiológico, água doce ou plasma sanguíneo. A sua curta duração explica-se pela possibilidade da ocorrência de evaporação do meio aquoso, acompanhada por decomposição e autólise da célula.
A constituição das preparações temporárias é a seguinte:

  • Lâmina de vidro, onde é colocado o objeto para posterior observação;
  • Lamela de vidro, de espessura mais fina comparativamente à lâmina, que é colocada sobre o objeto a observar;
  • Meio de montagem: líquido (incolor ou não) que é colocado entra a lamela e a lâmina e onde o qual deve estar imerso o material;
  • Objeto, que é o material biológico a ser observado. 
 Na face côncava da cebola existe a epiderme, ou seja uma película fina, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células. A observação da epiderme permitiu a perceção de distintos componentes celulares:
  • Núcleo:  contém o material genético da célula;
  • Nucléolo: controlam processos básicos das células, coordenam o sistema reprodutor e organizam os ribossomas;
  • Parede celular: tem como função a proteção da célula e é uma estrutura de suporte;
  • Citoplasma: estrutura onde se encontram variadas estruturas, como cloroplastos e vacúolo central.
 De modo a evidenciar células ou parte de células enquanto estas se mantêm vivas, utilizámos a coloração vital que consiste em mergulhar a célula numa substância denominada de corante, capaz de tingir uma ou mais partes celulares. O mesmo corante pode ser vital ou não dependendo da concentração em que se encontra. O azul metileno destaca o núcleo da célula, já o vermelho neutro oferece destaque às paredes celulares e vacúolos, por exemplo. Posto isto, foram realizadas duas preparações por imersão e uma por irrigação.
  1. Técnica de coloração por imersão: o material biológico fica imerso durante alguns minutos no corante seleccionado.














     2. Técnica de coloração por irrigação: substitui-se o meio de montagem de uma preparação já efectuado por outro, que neste caso é o corante.

















Categories:

2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Boa noite!

    Vocês se importam se esse trabalho seja postado no site www.trabalhosfeitos.com , com os devidos créditos? Eu gostaria muito de transmitir esses conteúdos para o site...

  2. Unknown says:

    Sim Larissa, nao há problema (:

Leave a Reply